Bares Speakeasy em Buenos Aires

Você conhece o conceito de Bar Speakeasy? Esse tipo de bar surgiu nos Estados Unidos, na época da Lei Seca (entre 1920 e 1933), quando era terminantemente proibida a venda de bebidas alcóolicas. Mas, com nós sabemos, proibir não significa extinguir, foi aí que começaram a surgir os bares clandestinos, escondidos em oficinas mecânicas, farmácias, floriculturas, e que, muitas vezes, era preciso falar a senha secreta para conseguir entrar. O nome “Speakeasy” (algo como sussurro, falar baixo) se refere ao tom de voz que era preciso usar nesses estabelecimentos, para não chamar atenção das autoridades.

E, por algum motivo, esse tipo de bar é febre em Buenos Aires! São muuuitos bares temáticos, com decoração extremamente caprichada, drinks elaborados (e, muitas vezes, premiados) e comidas que só a capital portenha sabe fazer. Vamos conferir os meus preferidos:

Frank’s Bar

Cabine Telefônica na entrada do Frank’s Bar, onde é preciso falar a senha secreta

O Frank’s Bar, em Palermo, é um dos bares que leva o Speakeasy mais a sério. A entrada do bar fica escondida atrás de uma parede falsa, com um quadro da Monalisa. Ao passar por essa porta, você entra em um ambiente que remete a uma oficina mecânica, com uma cabine telefônica ao fundo. Lá, é preciso pegar o telefone, discar o número certo e, quando atenderem, falar a senha secreta.

A senha muda todos os meses, e para descobrir é preciso ficar atendo às redes sociais do bar (instagram e facebook). Normalmente estão relacionadas a clássicos do cinema ou da música. Quando fui, a senha era James Brown.

O ambiente é noir, remetendo aos filmes de gângster. A trilha sonora é perfeita, e combina muito com o lugar.

Floreria Atlântico

Na entrada do bar funciona uma floricultura de verdade.

Esse é um dos mais famosos, e já foi eleito o melhor bar da América do Sul, e o terceiro melhor bar do mundo. Fica no bairro chiquérrimo da Recoleta, no subsolo de uma floricultura que funciona de verdade. Os drinks são todos autorais e muito criativos.

Uptown Bar

Talvez o mais badalado da cidade. Esse bar subterrâneo replica uma estação de metrô de NYC com perfeição. No bar, drinks clássicos e outros autorais da casa, e trilha sonora que vai do eletrônico ao pop.

Entrada do bar imitando o metrô de NYC

Essencial reservar com antecedência, pois as filas são quilométricas.

The Hole

O The Hole, em Palermo (já deu pra ver que a maior concentração de Speakeasy por metro quadrado fica em Palermo né?) recria a prisão de Alcatraz, e a temática está em todos os detalhes: nos macacões laranjas dos atendentes, na mugshot que você tira logo na entrada, nos drinks inspirados em criminosos famosos, nas mesas que ficam dentro de celas… A imersão é completa!

El Purgatório

Esse é o mais misterioso e exclusivo de todos. Também fica em Palermo, mas o bar não divulga o endereço exato. Para descobrir, você precisa entrar no site, preencher um formulário e torcer para te aceitarem com base nas suas respostas (dizem que o retorno com o aceite ou recusa pode levar até 40 dias). O bar tem uma vibe sociedade secreta: atendentes usando túnicas e capuz, candelabros para todos os lados, uma vidente que vai de mesa em mesa jogando tarot. Creepy!

6 comentários em “Bares Speakeasy em Buenos Aires”

  1. Ficou faltando um speakeasy na minha viagem. Até estava no roteiro, mas não tivemos pique no dia. 👵🏻 Droga, vou precisar voltar! Hahaha

    Responder

Deixe um comentário

um × quatro =